O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP – AL), tem atuado nos últimos dias nos bastidores da política em Brasília (DF), em busca um acordo com o atual governo e parlamentares que apoiam a pauta de armas, que visa acabar com o impasse e a insegurança jurídica que envolve o assunto desde o dia 1º de janeiro de 2023.
A ideia defendida por Lira que está em curso na capital federal, seria a volta das regras que vigoravam em 2018 sobre o assunto armas de fogo no Brasil. Em contrapartida, o presidente da Câmara dos Deputados se comprometeria a não pautar os Projetos de Decretos Legislativos (PDLs) na Casa que visam derrubar o decreto 11.366, editado e publicado pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de janeiro de 2023, quando assumiu o cargo.
Caso o acordo prospere, o governo revogaria o decreto 11.366 e editaria um novo texto sobre o assunto que traria normas que representariam um meio-termo entre o que vigorava no governo Bolsonaro e o que propôs o presidente Lula com revogação das normas da gestão anterior.