O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino afirmou em um vídeo que circula nas redes sociais que às armas dos traficantes vieram de ‘avenidas’ que se abriram para o armamentismo no Brasil, em referência a política de armas do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (Partido Liberal – PL) que governou o país entre 2019 e 2022.
No vídeo, o ministro destacou que bolsonaristas tem o indagado por meio de suas redes sociais se às armas dos traficantes serão cadastradas, em alusão ao recadastramento imposto às armas dos CACs por meio da Portaria nº 299.
“A extrema direita bolsonarista fica nas minhas redes sociais dizendo assim: mas e as armas dos traficantes (em relação ao recadastramento de armas)? Ora, as armas dos traficantes são ilegais, óbvio que eles não vão cadastrar”, destacou o ministro.
O ministro completou esta parte da resposta dele se isentando da responsabilidade de combater às armas ilegais dos criminosos: “Então, isso não é uma cobrança que se dirija a nós. Se dirige a quem esses anos todos, não combateu adequadamente a existência destas armas ilegais onde não deviam”, pontuou.
Por fim, Dino perguntou de onde vieram às armas ilegais que estão com os traficantes e completou o raciocínio dando a entender que estas armas legais vieram da política armamentista do último governo do país.
“E essas armas ilegais vieram em larga avenida de onde? Destas janelas, destas ‘avenidas’ que abriram para o armamentismo no Brasil”, finalizou Flávio Dino.
Confira a íntegra do vídeo abaixo: